TÁBUA DE MARÉS: COMO FUNCIONA E COMO USAR
A Tábua das Marés é um documento que te conta os horários de maré alta e maré baixa a cada dia. Prever os movimentos das marés é realmente essencial se você quer aproveitar as águas cristalinas das famosas piscinas naturais de Alagoas
As marés variam quatro vezes por dia, sendo dois períodos de maré alta e dois períodos de maré baixa ao longo de um dia. O intervalo entre a maré alta e a maré baixa é de aproximadamente 6 horas. Portanto, se seu objetivo é conhecer as piscinas naturais, uma data mal escolhida pode arruinar sua viagem. Então, antes de comprar sua passagem aérea consulte os horários das marés.
As mares são influenciadas pela força gravitacional do Sol e principalmente da Lua: à medida que o movimento entre a Terra, Sol e Lua acontece, a movimentação do mar varia, fazendo com que o nível da água do mar desça ou suba acima do seu nível regular.
A maré alta ocorrerá na face da Terra que está voltada/oposta à Lua; a maré baixa ocorrerá nas faces que estão formando aproximadamente um ângulo de 90° com relação à Lua. Veja a ilustração a seguir:
Além da força gravitacional exercida pela Lua, a maré também é influenciada pela força gravitacional que o Sol exerce sobre a Terra. A influência do Sol é menor devido a sua distância, porém também pode ser notada dependendo da fase da Lua.
Durante as fases de lua cheia e lua nova a Terra, a Lua e o Sol estão alinhados. Esse alinhamento faz a atração gravitacional da Lua e do Sol se somam, ampliando seu efeito na massa de água do mar, gerando a maré viva (maior amplitude). Nas marés vivas existe um aumento na atividade dos peixes, principalmente ao amanhecer.
Em contrapartida, nas fases de quarto crescente e quarto minguante as forças de atração da Lua e do Sol se opõem, gerando a maré morta, onde quase não há diferença entre maré alta e baixa. O efeito do movimento das marés não é igual em toda parte. Ele ainda depende do relevo da costa e as dimensões do fundo do mar.
O dia lunar, que é o movimento de translação da lua, dura 24 horas e 50 minutos. Se você dividir esse tempo em quatro períodos, o resultado será turnos de mais ou menos 6 horas e 12 minutos. Essa é a duração de cada maré e as suas variações, de preamar a baixa-mar.
É aí que entra a Tábua da Maré, que registra os movimentos das marés e essas oscilações. Tudo isso é divulgado geralmente pela Marinha do país ou então pelas agências de informações marítimas. Facilitando o acesso ao dados e garantindo que você consiga curtir muito mais os passeios.