2020 inicia com corrida pelas prefeituras em Alagoas

↑ Deputado JHC e Alfredo Gaspar estão bem cotados para disputar sucessão de Rui Palmeira em Maceió - Fotos: Adailson Calheiros e Sandro Lima

m recentes pesquisas divulgadas pelas empresas Paraná Pesquisas e Ibrape Pesquisas, nas duas principais cidades de Alagoas, a capital Maceió e a segunda maior cidade, Arapiraca, no Agreste alagoano, apontam que as eleições municipais de 2020, terão uma grande variedade de candidatos, independentemente das forças que se articulam e da polaridade que reina em todo país. Cidades de outras regiões do estado também apresentam seus candidatos para o pleito municipal.

De acordo com a última pesquisa eleitoral realizada na capital realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, divulgada em setembro de 2019, aparecem 10 nomes como candidatos a prefeito de Maceió.

Em dois cenários (estimuladas cenário 1 e 2) o nome de João Henrique caldas (JHC, PSB), que atualmente é deputado federal aparece em primeiro lugar com 31,6 e 31,1% respectivamente. Na estimulada, cenário três da pesquisa, Rodrigo Cunha, hoje senador (PSDB) aparece em primeiro lugar com 29,5%.

Na pesquisa, os números dos candidatos no cenário um é o seguinte: Ronaldo Lessa (PDT) com 15,1%; Alfredo Gaspar com 9,1%; Maurício Quintela (PR) com 7,4%; Cabo Bebeto (PSL) 5,6%; Marcelo Palmeira (DEM) com 2,7%; Marx Beltrão (PSD) com 2,0%; Kelman Vieira com 0,9%; Ricardo Barbosa (PT) com 0,9%.

Do momento da realização da pesquisa até o final do ano, algumas mudanças aconteceram no cenário político das eleições em Maceió. Gustavo pessoa que figurava como pré-candidato do PSOL hoje está filiado ao PT. No Partido dos Trabalhadores aparecem duas pré-candidaturas: Ricardo Barbosa e a economista Luciana Caetano.

No PSOL em Maceió, a informação da presidente do partido, Marcela Carnaúba é que o ex-candidato ao Governo de Alagoas, o professor Basile Christopoulos será o pré-candidato do partido. No PSL de Maceió, a discussão segue em torno do nome do Cabo Bebeto como pré candidato.

De acordo com informações do presidente do PCdoB em Alagoas, Lindinaldo Freitas, “o partido se prepara para ter pré-candidatos em vários municípios de Alagoas. Em Maceió, apresenta o nome do jornalista e oficial de justiça, Cícero Filho”.

Segundo o dirigente, “temos nomes como o advogado e ex-vereador de Maceió, Marcelo Malta, em Satuba; o professor Edvaldo Nascimento, em Delmiro Gouveia; um grupo muito forte em Rio Largo, com nomes como do empresário Daniel Pontes. As mulheres como Angela Stemler, na Barra de São Miguel, a Cacique Nina em Pariconha e muitas outras lideranças”.157

Fonte: Tribuna Independente / Jairo Silva

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*